Afucotri, o que sobrou da entidade

Vista externa do rancho e do salão de eventos.

 A Afucotri é uma daquelas entidades sociais de Dom Pedrito que estão apenas nas lembranças de quem pode aproveitar um tempo que já não volta mais. Era o tempo em que as pessoas se relacionavam - ao vivo - hoje a socialização se dá por meio das redes sociais e se considera isto um avanço. Será? 

Um dos muitos bailes de carnaval
 Mas o assunto dessas linhas é outro, qual seja o de relembrar, ao menos, uma época que foi muito boa, não só para os funcionários da cooperativa, mas para toda a população pedritense que desfrutava daquela que já foi uma belíssima estrutura. Resumidamente, podem-se enumerar em sua sede quadra de tênis, salão de festas, campos de futebol sete e futebol onze, farta área de camping com churrasqueiras e boa sombra, vestiários.

Muitas barracas na área de camping
 Lá, aconteciam aos finais de semana, torneios de futebol sete muito prestigiados pela comunidade esportiva. Eram comuns, também, as boates, que somavam mais uma opção na movimentada noite pedritense da época. Quem não se lembra de passar o dia com a turma da escola em piquenique de fim das aulas, confraternizando o dia inteiro entre brincadeiras e atividades que hoje somente estão na memória de muitos adultos.

No antigo salão, restam apenas escombros
 Hoje, as imagens não retratam a grandeza que a entidade já ostentou. parece, realmente, que uma bomba caiu ali e destruiu tudo o que havia. Talvez a própria Cotrijuí tenha, depois da crise enfrentada na cidade, abandonado a entidade e feito o desmonte da estrutura. Ou talvez, frente ao abandono que está caracterizado, o vandalismo tenha se encarregado de depredar o que ficou. 

O que sobrou da copa e das churrasqueiras 
 Fato é que, o que hoje lá se encontra, é opaco rascunho do que já existiu um dia. É uma lástima que os pedritenses tenham perdido um local como aquele que trouxe tantas alegrias e animou os sonhos de várias gerações. 





Estruturas de arquibancada, onde havia
um campo de futebol
 A única vida que hoje lá se encontra,   fica por conta de alguns cavalos a pastar e desfrutar daquilo que já foi um dos mais movimentados clubes sociais e culturais da cidade. Não há como não dizer: Dom Pedrito já teve Afucotri - JÁ TEVE!

Postar um comentário

0 Comentários