O maior poliglota de todos os tempos Carlos do Amaral Freire


 Por ocasião de uma matéria dedicada aos escritores pedritenses, deixamos de fora, propositalmente, este que, com certeza é o maior de seus eruditos, tanto é que, assim foi considerado por uma importante universidade inglesa - Canbridge.

 Tentaremos, dessa forma, ilustrar um pouco do trabalho deste destacado pedritense que já percorreu boa parte do planeta estudando in loco, os mais variados idiomas.

 Nossa fonte de pesquisa não poderia ser outra senão, o Museu Paulo Firpo, onde através de seu acervo e dos conhecimentos ímpares de seu diretor Adilson Nunes de Oliveira, possibilitaram que fosse produzida esta singela matéria.

 Carlos Amaral Freire nasceu em Dom Pedrito, em 27 de outubro de 1931, filho do saudoso casal Sebastião Dalísio Freire (Pimbim) e Alice Amaral Freire.

 Casado com a professora Verony Freire, três filhos, professor Freire reside atualmente em Florianópolis, participando como tradutor juramentado e consultor do universo de seus conhecimentos linguísticos.

Formatura do ginásio em 1949 e
formatura do ensino superior
 Em abril de 2015, a Revista Mix do Oriente publicou interessante reportagem sobre Carlos Amaral Freire, da qual transcreveremos alguns trechos a seguir. Ela se refere ao nosso protagonista como um "viajante" que, além de ter lotado muitos passaportes com carimbos de imigração, ficou íntimo de dezenas de outras culturas através da pesquisa de suas raízes linguísticas.

 Após muitas décadas de estudos dedicados ao estudo de idiomas, é surpreendente o número de nações que o linguísta Carlos Freire pode apontar, girando um globo terrestre, e afirmar que conhece a língua.

 Privilégio de poucos, atingir o status de super poliglota aclamado pela Universidade de Cambridge como um dos dois maiores eruditos do século XXI na área de linguística e educação é, para Carlos Freire, o resultado de uma vida feita de estudo disciplinado, cursos, temporadas de trabalho e, muito importante, curiosidade e talento.

 Fluente em 30 idiomas, segue estudando ao ritmo de duas novas línguas por ano. Vai ampliando, assim, seu feito inédito no mundo de dominar 135 idiomas.

 Gostou? Então confira a matéria completa na edição impressa.

Postar um comentário

2 Comentários

Unknown disse…
Em outra pesquisas diz que ele é catarinense,mas ele é gaúcho,tinha de ser corrigido.
Unknown disse…
Conheci Carlos Freire quando estudávamos na PUCRS .Fui colega e amiga de sua esposa Verony.Gostaria de entrar contato com ela.Telefone(51)999665416.abraço.