Silvio Bermann

Distribuição de roupas pelo jovem André Uria
Projetos sociais formam Corrente do Bem em DP

 Ser bom não é o bastante, é preciso cultivar o Bem, e, acima de tudo, exercitá-lo. É o que muita gente faz em Dom Pedrito, de forma voluntária, desinteressada e até apaixonadamente. Como deve ser, sem a mão esquerda saber o que faz a direita (Mateus). Entretanto, a nós, da imprensa, compete a tarefa – e até o dever – de divulgar esses feitos, de forma que se sobreponham, como é devido a quem merece, às más ações que preenchem as crônicas policiais e corroem as nossas vidas, como a ferrugem faz ao metal.

 Hoje, escolhi alguns projetos que estão em pleno desenvolvimento no nosso município, alguns há décadas, outros mais recentes, mas todos congregando homens e mulheres que merecem ser citados como exemplos. É um presente de sábado que lhes ofereço, para que comecem este fim de semana sabendo que, por piores as coisas que lerem e ouvirem sobre o lado mais obscuro do ser humano, há luz, muita luz brilhando em muitos lugares a nossa volta. Basta que não percamos a fé e nos deixemos iluminar. Carpe diem!

Sopão do bem – Grupo JOSS

 O Grupo Joss é formado por 28 amigos, sob a liderança do contador Joaquim Osvaldo da Silva Silveira – daí as iniciais JOSS. Eles se reúnem para conversar, confraternizar e jantar, pelo menos uma vez por semana, geralmente nas sextas-feiras. Mas também, com frequência, promovem almoços e jantares em prol de alguma instituição assistencial da cidade. No domingo passado (22), por exemplo, um grande churrasco foi realizado na sede campestre do Clube Comercial, em prol do Asilo da Velhice Major Alencastro da Fontoura, com a presença de mais de 250 pessoas. Na oportunidade, Luiz Gianelli Leon fez a doação do bovino para o churrasco. Sempre é assim, as doações acontecem ao natural porque as pessoas sabem que o ideal é nobre, invariavelmente em favor de uma instituição.

 Começou assim, há cerca de 8 anos atrás, quando esses amigos se reuniam, sempre na data de 19 de setembro, para realizar um jantar no CTG Rodeio da Fronteira,  com renda para uma entidade como Liga Feminina de Combate ao Câncer, Apae, Aspedef ou Asilo. E essa promoção durante a Semana Farroupilha acontece até hoje. Mas agora, há duas semanas, o Grupo Joss idealizou outra promoção, intitulada de Sopão do Bem, que pretende realizar uma vez por semana, às quartas-feiras, em cada vez numa vila ou bairro da cidade e alcançando sempre mais de 100 pessoas. A primeira edição aconteceu no Bairro Santa Maria, com carne doada pela empresa Verdes Vales, legumes e verduras pelo Sacolão das Frutas e pão pela Padaria Zanini; e a de quarta-feira passada (25) nas proximidades da sede campestre do Clube Comercial, novamente com apoio do Sacolão. Doações pelo telefone 999-72-3901.

Turma da Sopa – Igreja Wesleyana

 A Turma da Sopa foi a designação escolhida pela Igreja Metodista Wesleyana, liderada pelo pastor Márcio Ignez, para o projeto social que tem um grupo de voluntários, integrantes ou não daquela denominação evangélica, e que está servindo um nutritivo sopão para, aproximadamente, 150 pessoas, toda sexta-feira.

 O projeto foi realizado na sexta-feira passada (27), beneficiando moradores da Vila Argeni, já em sua 5ª edição, sempre às 19h. Antes de cada evento, um grupo de senhoras voluntárias se reúne na igreja (Rua Duque de Caxias, 371 – Bairro São Gregório) para tricotare roupas de inverno que passam a ser doadas nas noites do sopão. Doações pelo telefone 999-75-1539.

Chapa quente – André Uria

 O jovem André Uria é bastante conhecido na cidade e vem se dedicando bastante às causas sociais, contando com o apoio, principalmente, de seus amigos e pessoas engajadas com movimentos culturais e populares. Uria se desdobra em fazer fotos aqui, vídeos acolá, mostrando alguma coisa que está errada na cidade, também ajudando a melhorar a vida em comunidade – como das vezes em que liderou projetos de limpeza no rio Santa Maria e seu entorno.

 No contexto, entre seus projetos de cunho sócio-assistencial, vem desenvolvendo a iniciativa, juntamente com seu amigo Rafael Cardona,  que denominaram de Chapa Quente, que consiste em levar algum tipo de refeição, seja um sopão ou um chocolate quente, a populações de baixa renda. Paralelamente, promove a doação de roupas que obtém junto aos seus apoiadores. O Chapa Quente não tem um dia certo para acontecer, até porque – André justifica – sua linha de ação é de se envolver na ajuda a diversas situações que surgem no dia a dia da comunidade, como ultimamente buscar móveis e utensílios para o cidadão cuja residência incendiou dias atrás.
Doações pelo telefone 999-66-3043.

Sopão Solidário – Associação Tude de Godoy

 O projeto Sopão Solidário é assinado pela Associação de Moradores do Bairro Dr. José Tude de Godoy (Promorar) e surgiu sob a presidência do líder comunitário daquela localidade, Carlos Eli Jesus Fernandes, que continua no cargo. Ele também consegue doações dos ingredientes para preparar a refeição junto aos mercados, armazéns e alguns colaboradores, como o Mercado do Elbio, a Bodega do Severo, Mercearia Ebenezer, a Ciber Pampa, o cabeleireiro Sérgio Barnô e a Cooperativa Chabu, entre outros.

 O sopão é servido na sede da própria associação, toda quarta-feira, às 20h, beneficiando cerca de 200 pessoas, que fazem a refeição no local e ainda levam o produto para casa. Depois do sopão, de sobremesa, ainda é disponibilizado um chocolate quente. Já foram realizadas 7 edições do evento. Doações pelo telefone 999-09-5095.

Sopão do Lar de Bezerra

 O Centro Espírita de Jesus e seu braço assistencial, o Lar de Bezerra, há mais de 30 anos, aos domingos e na hora do almoço, servem um nutritivo sopão preparado por voluntários das próprias instituições para um grupo de, aproximadamente, 100 crianças e idosos, que além de degustarem a refeição no próprio Lar de Bezerra ainda levam a comida para casa.

Postar um comentário

0 Comentários