Querência Gaúcha

Abrindo a Porteira

 Sábado passado, me fiz presente no  grande Dia do Bom Negócio, promovido pela Alta Progen. Compareci por lá a convite do dr. Fabio Barreto, diretor desse empreendimento, que fica localizado no Alto Grande, na RS 630. Este ano foi o evento de número 13. Tenho acompanhado a quase todos, a partir do 1° que foi realizado no Sindicato Rural. O que se vê neste tipo de evento é que a cada ano, mesmo com a crise que assola o Brasil e boa parte dos países da América do Sul, e principalmente a desvalorização do gado, este evento cresce a cada realização. São presenças do mundo pecuário que aqui em Dom Pedrito vêm buscar o melhoramento de seus rebanhos, e todo mundo sabe que rebanho melhorado geneticamente é dinheiro no bolso na hora da venda de seus produtos. Aportam por aqui criadores do Paraguai, Argentina, Uruguai, e de diversos municípios do Brasil, para assistir o famoso desfile de reprodutores, e logo após fazem sua escolha com critérios técnicos apresentados no catálogo que tem os dados do reprodutor que fez seu desfile. Presença muito grande de produtores de diversas regiões, o número de pedritenses foi bem menor que em anos anteriores, mas por lá se acomodaram no lonão, em torno de 600 pessoas. Diversas firmas patrocinadoras estiveram presentes expondo seus produtos, e um detalhe que me chamou a atenção: a  Progen já exportou sêmen para dois países do continente africano, o que quer dizer que tem gado de procedência brasileira pastando na África. Na oportunidade, por lá encontrei diversos amigos que prestigiaram este grande evento, que volta ano que vem, no mês de agosto, quando acontecerá a 14ª Edição.

7° Seminário de Ovinocultura do Pampa Gaúcho

 Aconteceu nas dependências do CTG Rodeio da Fronteira, o 7° Seminário de Ovinocultura do Pampa Gaúcho. Evento que reúne Acodope ,estudantes universitários, criadores de ovinos, enfim, a todos interessados no assunto. Agradeço ao convite, mas infelizmente não pude comparecer. Seu encerramento foi com chave de ouro, oportunidade em que foi servido um jantar aos presentes.

Semana Farroupilha

 Tudo se preparando para mais uma Semana Farroupilha. Os Cavaleiros do Ponche Verde, vem batendo na marca desde a cidade de Iraí, onde foi acesa a Chama Crioula, e de lá distribuída uma centelha aos Piquetes de Cavalarianos responsáveis por sua condução até a cidade de origem. Nossos cavalarianos que conduzem a chama deverão chegar em Dom Pedrito dia 5 de setembro, permanecendo na Sede Campeira do Rodeio da Fronteira até a data de sua distribuição às demais entidades tradicionalistas, dia 14 de setembro. Durante este período os cidadãos e tradicionalistas poderão visitá-la, e se quiserem, também poderão levar alimentos e prepararem por lá mesmo sua janta e convidar os Cavaleiros do Ponche Verde.


Postar um comentário

0 Comentários