Semana Farroupilha - o que saber para poder desfilar


 Com a proximidade dos festejos farroupilhas, é natural que a gauchada comece a intensificar os seus preparativos, os cavalos passam a receber um tratamento final para a semana que tem o seu ápice no dia 20 de setembro com o tão esperado desfile.

 Como acontece pelo terceiro ano consecutivo, alguns exames e documentos são necessários para que os cavalarianos possam participar do evento. Para tanto, nós conversamos com o médico veterinário Rafael Freire Xavier que, como profissional da área, nos deu algumas dicas quanto ao procedimento vigente neste ano.

GTA - Guia de Trânsito Animal e Aplicativo Galope

Rafael Freire Xavier
 Este ano existe um aplicativo para celulares chamado "Galope", que pode ser baixado gratuitamente na internet e é voltado também para a Semana Farroupilha. Como Funciona? O proprietário de um cavalo, por exemplo, da cidade ou da campanha, precisa estar cadastrado junto à inspetoria. Partindo desse pressuposto, é necessário que ele se dirija à inspetoria onde será fornecida uma senha para poder acessar o "Galope" e cadastrar todos os dados dos exames, do animal, do proprietário, número das requisições do laboratório, datas de coletas, etc.

 Depois de se preencher todos os dados necessários no aplicativo, é preciso levar os exames em mãos na inspetoria veterinária para que sejam confirmadas todas as informações. A facilidade está justamente no fato de que, enquanto os exames estiverem válidos, basta o usuário emitir a GTA de forma on-line, sem necessidade de se dirigir à inspetoria cada vez que quiser transitar com seus animais, lembrando que esta modalidade vale somente para movimentação dentro do município, para outras localidades segue valendo somente a GTA feita na inspetoria veterinária. É importante lembrar que a GTA tradicional, retirada diretamente na inspetoria veterinária continua valendo, o aplicativo é apenas uma comodidade, uma facilidade para os proprietários de animais que queiram fazer uso desta ferramenta.

Exames e prazos

 Com relação aos exames exigidos de Mormo e Anemia Infecciosa Equina, os prazos entre coleta de sangue, envio para o laboratório e retorno dos resultados seguem praticamente os mesmos, em torno de duas semanas, mais ou menos. 
A grande diferença neste ano é a exigência da vacina contra Influenza Equina, que anteriormente era necessário somente o atestado do médico veterinário. Segundo Rafael, a partir do dia 20 de agosto, a GTA somente será emitida mediante a comprovação da vacinação do animal contra a Influenza Equina. O importante neste caso é que a vacina precisa ser feita, obrigatoriamente, 21 dias antes de movimentar o animal, que é o tempo necessário para que esta atinja uma eficácia satisfatória. Ou seja, para a Semana Farroupilha, a data limite para se vacinar os cavalos que vão participar dos festejos é 28 de agosto, para que se possa emitir a GTA no dia 19 de setembro, um dia antes do desfile.

Em resumo, é preciso estar atento às datas 

 No começo de setembro, ainda haverá tempo hábil para realizar os exames de Mormo e Anemia Infecciosa Equina, mas para a vacinação contra a Influenza Equina, o prazo máximo é 28 de agosto, para quem quer desfilar. 
A vacina contra a influenza equina

 Na semana que conversamos com o médico veterinário Rafael Freire Xavier, o preço da dose nas lojas do ramo, em Dom Pedrito, variava entre R$ 25,00 a R$ 30,00, e tem validade de um ano, mas a previsão é de que haverá uma grande procura ao produto, e conforme o prazo vá se esgotando, é possível que haja alterações no valor e o risco da vacina faltar no mercado, visto que os laboratórios que produzem este tipo de vacina não estavam preparados para uma demanda tão grande como a que está prevista, já que essa normativa é recente. A legislação atual não exige que o animal seja imunizado por um profissional, tampouco conste na carteira de vacinação do cavalo a assinatura do médico veterinário, bastando que o proprietário o faça, diferente do que ocorre no Mormo e na Anemia Infecciosa, devendo, então, cada proprietário acertar esses detalhes com o seu médico veterinário de confiança.

 Em caso de dúvidas, estas podem ser sanadas com o médico veterinário através do e-mail: rafaelfxvet@hotmail.com

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Em "Comentar como:"
Você pode comentar como "Anônimo"