Silvio Bermann


Noite de Outorga terá modelo mais ‘enxuto’ em 2018

 A Noite de Outorga de Títulos é um momento especial, durante o mês de aniversário de Dom Pedrito (outubro), em que o Legislativo municipal, na última sexta-feira daquele mês, homenageia pessoas que, de alguma forma, tenham contribuído com o município nas suas respectivas áreas de atuação. A distinção foi criada em 1987, sob a denominação de Encontro de Pedritenses Ausentes. Mais tarde, no ano 2000, adotou-se o modelo atual, que vinha sendo desenvolvido durante um jantar, no Country Clube, para o qual uma comissão organizadora, composta por servidores do Legislativo, emitia determinado número de convites aos vereadores e homenageados, deixando que estes escolhessem seus próprios convidados. Ou seja, não há comercialização dos convites. Contratava-se, ainda,  um serviço de buffet e a cerimônia de outorga transcorria durante o jantar.

 A novidade, este ano, é que a festa, provavelmente, ocorrerá num formato mais “enxuto”, segundo admite o presidente da Casa, vereador Diego da Rosa Cruz (Guiga). Ele explica que o diferencial, este ano, deverá ser a extinção do jantar. “Tenho por hábito ir ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) periodicamente, e em fevereiro passado fui até esse órgão em Livramento (Gabinete das Cidades do TCE), para dirimir algumas dúvidas. Perguntado sobre o formato da Noite de Outorga, o auditor me disse que não via com bons olhos gastar esse dinheiro público com um buffet. Embora tenhamos de registrar que, até hoje, não houve nenhum apontamento nesse sentido para as edições anteriores do evento. Mas entendemos que somos passíveis disto acontecer a não pretendemos arriscar a ter de devolver o recurso investido no buffet”, destaca o presidente. Ele acredita que o valor a ser economizado com alimentação giraria em torno dos R$ 10 mil a R$ 12 mil.

 Guiga ainda observa que o TCE não é um órgão de consultoria, então fica impossível saber-se oficialmente se algo será apontado antes de o apontamento acontecer, daí sua cautela. “Eu, na verdade, antes de ser presidente da Câmara, já via essa Noite de Outorga como um evento muito longo, com 3 a 4 horas de duração. E pensava que se fosse comigo não gostaria de fazer igual, sobretudo com relação ao jantar. Então, vou aguardar mais um pouco, mas a princípio a festa vai acontecer, só não haverá jantar”, declina. Se assim for, a despesa do Legislativo com o evento será, basicamente, com os trofeus entregues aos homenageados e uma taxa de limpeza que o clube normalmente cobra. Guiga não soube informar, no momento de nosso contato, que valor se investe nesses itens.

 Durante a Noite de Outorga são conferidos os seguintes títulos: Pedritense Ilustre – aos nascidos no município que residam fora e tenham se destacado em suas atividades; Cidadão Pedritense – aos que não sendo aqui nascidos, mas residam ou tenham residido, e tenham prestado serviços relevantes à comunidade no exercício de suas atividades ou se destacado por ato de bravura em qualquer época; Pedritense Emérito – aos nascidos no município que, por ilibada conduta e dedicação às causas do povo, tenham prestado relevantes serviços à coletividade no exercício de suas atividades particulares ou públicas; e, por fim, Pedritense Honorário – aos que, não sendo pedritenses, nem aqui residentes, tenham vínculos com o município ou serviços relevantes a ele prestados.

Postar um comentário

0 Comentários