Luciana Michel


Et vive l’été! 
*E viva o verão!

 O verão ainda está a mil por aqui! Sol forte, dias longos e todo mundo bronzeado, é claro, na medida do possível de quem tem a pele europeia e não latina.

 Apesar de morar em Paris há dez anos, não faço o tipo “dar dicas”, mas posso falar de algumas coisas que gosto de fazer no verão e que são únicas e exclusivas da estação. Junto com isso, uma coisa é certa, não desdenhe do calor que pode fazer por aqui, então beba muita água, use roupas leves e não saia sem óculos de sol!

*A Ponte de “Ouro” - Pont Alexandre III

 Olhar o Sena do alto da imponente e dourada Ponte Alexandre III, que separa o 7° arrondissemente do 8°, já é um dos mais belos cenários de Paris, mas descer e apreciá-la de baixo, bebendo um bom vinho ou matando a sede com uma “pression” geladinha, tendo de lambuja o Grand Palais como vista, é ainda mais inesquecível. Se no inverno o lugar abriga boates com um certo clima “clandestino-chique” em suas margens, no verão é invadido por bares dentro e fora d’água, abertos toda a semana, do “petit dejeuner” até a o último “cup de champgne”. De preços bem razoáveis, é um lugar sempre procurado pelo descolado público parisiense.

*Parques + piquenique, o melhor “combo”

 Parques e jardins não faltam em Paris, geralmente são lindos, floridos, bem cuidados e podem ser frequentados “sem medo de ser feliz”, ainda mais no verão. Além de serem ótimos lugares para passear ou fazer o jogging nosso de cada dia, nesta época do ano são disputadíssimos e servem de palco para uma das grandes manias francesas, que eu bem incorporei, os  adoráveis e divertidos piqueniques. Entre tantos na lista de escolha, tenho meus preferidos! O Champ de Mars, porque moro perto e ainda me deslumbro, sim, até hoje, ao ver a Torre Eiffel. O Jardin de Luxembourg, também está entre os meus xodós. Localizado entre Saint-Germain-des-Prés e Quartier Latin, além de ter uma área enorme com atividades para as crianças, encanta  pela beleza, o colorido de suas flores e a simetria de suas árvores tão bem cortadas. Mas independente de qual escolher, encha sua cestinha de saladas, frutas, queijos e muito vinho, estenda sua  toalhinha à sombra ou ao sol, et voilà, Bá, que programa!

*Fila que vale à pena

 Sua famosa culinária, doce ou salgada, faz da França um país a ser degustado. Nessa época do ano é fora de questão não experimentar os incríveis sorvetes feitos por aqui. Amorino e Berthillon são  duas marcas que fazem parte de Paris e não podem passar em branco. Feitos artesanalmente, os sabores variam conforme a estação e incluem apenas ingredientes frescos. São encontrados em vários pontos da cidade, porém faz parte da tradição e é parada obrigatória para quem passeia pela Ile Saint Louis. E não se assuste com as quilométricas filas porque vale à pena esperar.

*La vie em rose 

 Mesmo não sendo expert no assunto e sim  uma confessa apaixonada e “degustadora” diária, não tenho como falar das boas coisas do verão francês sem falar no vinho rosé. E quando se fala em vinho rosé se fala em Provence. A região ao sul da França é considerada a capital mundial desse líquido queridinho dos  dias quentes, que gelado, combina perfeitamente com as altas temperaturas. Seu frescor, seus aromas  e suas cores, são sinônimos de sol, convívio, longas mesas nas varandas, barbecues  improvisados (bem típicos nesta época), momentos de relax entre amigos, aperitivos informais.

 Não importa a ocasião, o certo é que aproveitar o verão parisien embalado por uma, ou muitas tacinhas de rosé, faz todo mundo ver la vie em rose!

Postar um comentário

0 Comentários