Silvio Bermann


Pedritense atua como enóloga da Vinícola Peruzzo

 Já publiquei, aqui na Página, registros das conquistas profissionais da querida amiga Fernanda Severo Dall’Asta, enóloga pedritense (na verdade, ela é, como se auto-denomina, bajeense de berço e pedritense de coração) formada pela Unipampa, turma de 2016. Fui na sua formatura, acompanhei seu estágio de conclusão de curso na Vinícola Batalha, de Candiota, e depois sua admissão pela própria empresa como enóloga responsável, na época, pela produção de 82 mil litros de vinho e de 30 mil garrafas da bebida.

 Também já contei sobre suas pesquisas acerca da destinação do bagaço de uva. Em uma das matérias, escrevi: “Na área da nutrição humana, preparou uma farinha integral, utilizando casca e sementes; e outras farinhas, só feitas de casca ou só de sementes. Seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi sobre isto, obtendo excelentes resultados por substituir parte da farinha de trigo utilizada, por exemplo, na produção de um bolo; na linha de aproveitamento vegetal, o bagaço foi transformado em adubo para o vinhedo e, na linha animal, aproveitado para fazer silagem”.

 Os resultados dessa pesquisa, Fernanda apresentou no 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, realizado em outubro de 2016, em Bento Gonçalves, oportunidade em que a enóloga ainda recebeu uma premiação simbólica da empresa Bruker, quando ela e uma colega se destacaram em uma pesquisa promocional sobre vinhos do mundo. Naquela época, contei a história desta forma: “Funcionou assim: os enólogos receberam uma ficha contendo algumas informações sobre países participantes (Áustria, Chile, Portugal, Espanha, Itália e França), possíveis regiões destes países e possíveis variedades utilizadas para a elaboração dos produtos. Foram degustados às cegas 3 vinhos (1 branco e 2 tintos) e como critérios de avaliação precisavam adivinhar: variedade de uva, país de origem do vinho e região produtora. As meninas da Unipampa se destacaram entre os 10 melhores avaliadores de mais de 24 países”.

 Mas, e agora, por onde anda nossa conterrânea, e envolvida em que projetos? Conversamos na semana passada. Ela, atualmente, reside em Bagé, onde trabalha, estuda e estagia. Explico: desde abril passado, Fernanda assumiu como enóloga-responsável por todos os processos de elaboração dos vinhos e controle de qualidade da Vinícola Peruzzo, onde cumpre expediente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min. Também está fazendo faculdade de Gastronomia e começou, em agosto, uma especialização em Enologia na Unipampa Dom Pedrito. “Então, a cada 15 dias, tenho aula e aproveito para estar com a família”, destaca.

 Na semana passada, Fernanda iniciou um estágio de Gastronomia no Restaurante San Valentino, onde – como podem ver pelas imagens – auxiliou no preparo do jantar dos atores globais Bruno Gissoni e Rodrigo Simas, que estavam em Bagé gravando o curta-metragem “Entre”. Na oportunidade, foi servido como prato principal Penne ao molho de carne de panela e parmesão.
“Trabalho com enologia, enoturismo e enogastronomia que é uma das minhas grandes paixões com o mundo dos vinhos:  harmonizar vinhos e comidas. Sempre digo que a enologia vai muito além da taça e minha meta profissional é descomplicar um pouco do vinho brasileiro e destacar o vinho gaúcho”, ela sintetiza. E continua: “Com este intuito, elaborei um vinho de uma mistura totalmente inusitada de duas variedades de uvas finas: Chardonnay e Cabernet Franc. Um vinho leve, frutado, fresco para ser bebido geladinho em um final de tarde com os amigos, para celebrar a vida, a amizade, o amor”.
      
 A enóloga ainda demonstra, em uma de suas manifestações, aquela que considero uma das maiores virtudes: a gratidão, ao se referir aos seus pais, Romildo e professora Mara. Ela nos diz, referindo-se às várias frentes em que atua hoje em dia: “Tenho a quem puxar por vir de família que sempre batalhou e lutou muito por tudo na vida e esta, sem dúvida, será a maior herança que terei de meus pais. Tem coisas na vida que não se expressam em valores, mas em pequenos detalhes e são estes detalhes que carrego sempre comigo: humildade, hombridade e amor. Desde pequena ouço do meu pai: mais vale um prazer na vida do que ‘500 pila’ no bolso, e ele tem toda a razão. E da mãe sempre tive o exemplo de pessoa determinada que se vira em 1000 para ajudar a todos, mesmo que falte para ela. Eu tenho um pouquinho de cada e muito dos dois, porque tudo que faço é por prazer, por amor e nunca me limitei na vida por lembrar dos dois grandes exemplos que tenho em casa. Sou grata pelas oportunidades e sigo aproveitando cada uma delas”.

E assim é a vida, meus amigos. Particularmente, escolhi esse caminho: em meio a tantas conturbações neste mundo, cruzes a serem carregadas, tragédias e anti-valores, prefiro destacar, nas lides jornalísticas, o que de bom e valoroso existe nas pessoas, com ênfase aos que nos cercam e servem de exemplos para que outros também alcem seus voos, realizem-se como seres humanos e, assim, ainda desempenhem relevantes funções sociais a serviço da comunidade. Mais uma vez, Fernanda Severo Dall’Asta merece meu reconhecimento! E é com uma frase dela que encerramos: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. 
Carpe diem!

Postar um comentário

0 Comentários