Querência Gaúcha


Abrindo a porteira 

 Finalmente chegou o tal de dezembro, mezinho longo e cheio de feriados para tirar os pilas da guaiaca do vivente. Depois que inventaram esta história de Papai Noel, neste mês a gente fica que nem fundo de barrica, liso que nem testa de guri novo, mas deixa para lá, o mundo véio é assim, sempre tem uma desculpa para tirarem os pilas do bolso. Tudo invenção de Judeus e Povos Europeus, que mandaram estas modas para cá, pensando que o brasileiro tinha muito dinheiro, mas o pior é que tem alguns com a guaiaca recheada, mas estes não é fácil de abrir a mão, deu reumatismo e ficaram com os dedos fechados, que nem tomando remédio conseguem abrir. Mas tá bem, vamos fingir que acreditamos no tal de Noel, que pelo que sei não é meu pai e nem seu. Este veio para alegrar a gurizada e fazer a festa com o pouco que sobrou em nossos bolsos, nos deixando na penúria até o ano que vem. Mas que vamos fazer? Tradição é tradição, mas vamos pedindo para o pessoal não exagerar muito nos presentes, que depois vem as contas para pagar, e ai o vivente tem que baixar as costas para preta ferver. Outro detalhe: comprem no nosso comércio, este dá emprego e renda em nossa cidade, o dinheiro aplicado aqui, retorna aqui mesmo.

Penha de Natal

 Bem meus amigos, escrevi a palavra Penha de Natal, mas não sei quem deu este nome a este evento do CTG Rodeio da Fronteira, uma vez que penha significa rocha, penhasco ou montanha.

 Penha é classificada na onomástica da língua portuguesa como toponímica, ou seja, baseado em algumas características geográficas. Mas até ai tudo bem, já deram esta denominação, vamos concordar com quem teve a ideia de comemorar a "PENHA DE NATAL", pois realmente vai ser uma montanha de alimentos deliciosos para os frequentadores deste evento degustar neste sábado lá no CTG Rodeio da Fronteira. E por falar nisto,você já comprou  seu convite? Não? Vai correndo lá no Rodeio que talvez consigas o cobiçado convite para a Penha! Segundo a patroa, Carmem Maria, e demais senhoras da patronagem, terá muitas variedades de alimentos para serem degustados. Até não vou dizer o nome destas iguarias porque sou meio grosso, e não sei falar destas coisas boas. Não é seu Jairo Madruga? Outro detalhe, diz que o Maninho vai pilchado para mostrar para o público que ele é gaúcho das Três Vendas, pelo meu entender o xirú é doble chapa, por isto gosta muito de usar uma "fatiota", não é seu Reinaldo! Bem, mas vamos ao que interessa. A finalidade desta Penha, é confraternizar entre associados, amigos frequentadores e colaboradores, o encerramento do ano social do CTG Rodeio da Fronteira. Mas não é só isto, após o jantar terá um bailesito para os presentes fazerem a digestão.Este baile, será animado por Evandro Pires e Estampa da Fronteira, gauchada buenacha acostumada a animar fandango inté em baixo de ramada, o que é para eles animar esta festança do Rodeio da Fronteira, onde muitos deles bailaram pela primeira vez, não é seu Cícero Fontoura? Lembra daquelas gauchadas onde aprendestes os primeiros sapateados orientados pelo Jairo Madruga? É, o tempo passa meu amigo. Espero revê-lo logo mais a noite amigo velho. Quem quiser ir pilchado será bem vindo, se não, pode usar uma roupa esporte.Tanto para prendas como para peões. 
  A patronagem do Rodeio da Fronteira te espera com cara alegre e muita festança !

Postar um comentário

0 Comentários