Querência Gaúcha

Abrindo a porteira 

 Bom dia amigos leitores do Folha, hoje vou abrindo a porteira abaixo de chuva, e com a água acima da canela. Tive que remangar as bombachas para não molhar.

 Que barbaridade essas chuvaradas, mais uma enchente em Dom Pedrito para marcar o início do ano novo. Também vários municípios da região foram afetados por cheias, e até a nossa vizinha Vila do Ibaré foi atingida pelas cheias da Sanga da Cachoeira, que cortou o transito de quem se dirigia a Linhares e Meia Lua.

 Mas ouvi um comentário que foi o El Niño que chegou mais tarde, devido às águas do Pacifico aquecerem agora, e não na primavera como era esperado. O El Niño, segundo os meteorologistas é um fenômeno que ocorre quando as águas do Oceano Pacífico ficam estagnadas por muito tempo na costa da América do Sul, sem correntes que tragam águas geladas da Costa Americana. Esta estagnação faz com que as águas se aqueçam, e dai ocorre a grande evaporação provocada pelo calor da região, e os ventos quentes sopram as nuvens que se formam em direção ao sul, provocando as grandes chuvaradas, do Mato Grosso até a região sul da América.

 Como ele perdeu o trem da primavera, aproveitou a carona do que trouxe o verão, e agora está despejando suas águas por aqui.

 Esta chuva em demasia, acaba prejudicando a agricultura, e por que não dizer a pecuária, principalmente a ovinocultura, pois o pasto cresce demais, aliado à umidade dos campos, fazendo com que os ovinos tenham problemas de casco. Mas nestas alturas é bom rezar para que São Pedro feche a torneira por alguns dias, dando uma trégua a nós terráqueos!

Associação e Sindicato Rural de Bagé

 A Associação e Sindicato Rural de Bagé convidam para se fazerem presentes ao 11º Agrovinos, que se realiza neste fim de semana em Bagé, com uma oferta especial da Cabanha Santa Cecília, que ofertará 370 ventres Corriedale.


Remate de aniversário

 Abascal Remates realiza neste sábado, no Sindicato Rural de Lavras, o grande remate de aniversário, 25 anos ao lado do produtor. O início será às 15h30min. Parabéns, amigo Rafael Abascal, por estes 25 anos servindo aos produtores rurais com teus grandes remates, que já fazem parte da agenda do homem do campo


Aniversário


 Registro com satisfação o aniversário de minha filha, Lorena Machado Perez, que ocorre no próximo dia 15 de janeiro. Parabéns Lorena, saúde, alegrias e milhões de felicidades. São os votos de teus pais, mana Sheyla, Adolfo, Bernardo, esposo Manoel e filha Letícia Perez Köhn. Também cumprimento aos demais aniversariantes desta data


Arremate

 Arremato o último tento do laço, lembrando aos amigos que dias 25, 26 e 27 de janeiro, acontece a grande festa campeira do CTG Rodeio da Fronteira, lá na sede campeira Cândido Rodrigues da Silva. Vai engraxando as cordas Tchê!




Postar um comentário

0 Comentários