Pelo bem estar animal


 Cuidar dos nossos bichinhos é uma questão de amor e carinho. Eles estão no nosso dia-a-dia, nossos companheiros inseparáveis, nos acompanham em cada etapa da vida. Em Dom Pedrito a Organização Não Governamental (ONG) Amigo Bicho, criada no ano de 2012 busca preservar o bem estar animal. Segundo o atual presidente da ONG, Felipe Eduardo Luedke, a organização tem a finalidade de combater o abandono e os maus tratos. "A ONG surgiu em 2005, com a chegada dos alunos da Unipampa, que ao deparar-se com a situação de abandono dos animais viram-se na necessidade de ampará-los. Durante longos anos tentamos melhorar e organizar a situação dos animais, mas apenas agora estamos conseguindo ter mais apoio do Executivo municipal", mencionou Luedke.

 Na comunidade, a ONG atua de forma muito concisa, realiza ações que promovem a adoção de animais bem cuidados, auxilia no processo de castração de fêmeas abandonadas, auxilia no cuidado de animais machucados nas ruas, palestras nas escolas do município, entre tantas outras ações. A ONG se mantém através de doações, participações de eventos e principalmente de contribuições de sócios.

 Durante o ano de 2018, foram 150 animais adotados, e cerca de 12 animais de rua castrados por mês.

 O processo licitatório que iniciou em 2017, teve a assinatura do contrato realizado com a Clínica Veterinária Marisa, que há mais de uma ano realiza a castração de cães. São 12 castrações de cães fêmeas por mês e o serviço é destinado inicialmente, para animais em risco de rua (fêmeas em maturidade sexual) e os animais que estão no canil da prefeitura. O contrato, que foi renovado este ano, tem a validade de doze meses, até setembro de 2019.

E o canil municipal?

 O que seria uma opção, acaba por ser apenas um descarte, o Canil Municipal, não comporta as necessidades para os animais, visto que, o local serve como depósito. Não há nenhum tipo de atividade recreativa, nem cuidado especial, o espaço serve apenas para  alocar os animais sem atenção alguma, mesmo que bem alimentados eles não possuem convívio com seres humanos.

 "O canil em momento algum resolve os problemas que o município tem de cachorros na rua. Precisamos pensar em ter um canil modelo. Como um centro de triagem para castrar os animais, dar os cuidados necessários para que eles possam ser adotados", mencionou o presidente da ONG.

 Resta saber então se em meio a tantas preocupações em preservar nossa natureza e nossas relações pessoais, onde fica guardado o espaço para a preservação do bem estar animal ?

Postar um comentário

0 Comentários